20 anos de Facebook: Ainda é viável monitorar a plataforma em pleno 2024?

Em meio a duas décadas de transformações digitais, o Facebook emergiu como um gigante comunicacional. A plataforma foi vertente para outras redes sociais do momento como o Instagram e o Threads, mantendo sua posição de destaque no cenário digital, ainda nos dias de hoje.

Em 20 anos de história, desde da criação de sua tela inicial por quatro estudantes da universidade de Harvard, o Facebook se tornou um pilar da era digital, conectando bilhões de usuários por todo o mundo e moldando a maneira de como nos comunicamos atualmente e divulgamos produtos e serviços. 

Entretanto, é normal surgirem dúvidas sobre a eficácia do monitoramento, estratégias de conteúdo e acompanhamento das principais tendências do mercado na plataforma, uma vez que mesmo impressionando em números e estáticas, o aplicativo caiu em desuso pelo público mais jovem e pelos recursos inovadores disponíveis nas novas redes sociais. 

E qual a importância da rede atualmente? 

Alcance Global e Diversidade Demográfica: O Facebook permanece como uma das poucas plataformas que alcançam praticamente todos os cantos do mundo. Sua diversidade demográfica oferece às marcas a oportunidade única de manter relevante e  se conectar com públicos de diferentes idades, culturas e interesses.

Ferramentas Avançadas de Publicidade: As avançadas ferramentas de publicidade do Facebook possibilitam campanhas altamente segmentadas, direcionadas a públicos específicos com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.

Engajamento e Comunidade: O Facebook não é apenas um espaço publicitário, a funcionalidade de grupos e páginas empresariais oferece um território para construir relacionamentos sólidos e duradouros com os consumidores.

Monetização de Conteúdo: Para criadores de conteúdo, o Facebook representa uma fonte significativa de conteúdo de qualidade. A capacidade de monetizar vídeos, artigos e outros formatos de conteúdo atrai influenciadores e criadores de volta à plataforma.

Mas vale mesmo a pena monitorar o Facebook em pleno 2024? 

Apesar de não estar mais no cotidiano de muitos usuários, o Facebook é uma rede social primordial, é necessário estar na plataforma para interação e geração de conversas das marcas com os seus usuários, além da distribuição de produção de conteúdo para outras principais redes sociais. 

No entanto, ao considerar incluir o monitoramento do Facebook na estratégia de comunicação é crucial atentar para alguns pontos-chave, como as preferências do público, desafios de privacidade do usuário e constantemente analisar o desempenho das estratégias implementadas.
Seja para ajustes pontuais ou revisões estratégicas, conte com o Zeeng Inspire no monitoramento do Facebook e de outras plataformas. Um acompanhamento contínuo, permitindo ajustes imediatos e mantendo sua estratégia alinhada às rápidas mudanças do ambiente digital.

Resumindo, vale a pena incluir o Facebook na minha estratégia de monitoramento de mídias sociais? A resposta é: Sim! 

Uma decisão que pode potencializar significativamente o impacto da sua comunicação e estratégias de marketing, mas lembre-se, mantenha-se alinhado com as expectativas e dinâmicas do seu público-alvo.

Alinhe seu propósito e monitore o melhor dos resultados com a Zeeng.

Posts Relacionados

Notícias: Marcas Monitoradas

A plataforma Benchmarking permite que, além do monitoramento das redes sociais, você também consiga visualizar o que está sendo publicado em jornais impressos, digitais e blogs. Na opção “Marcas Monitoradas”, você poderá consultar todo o conteúdo das fontes que estão na nossa base e que estiver relacionado às marcas monitoradas no momento. Como faço para consultar?  Acesse a opção do menu lateral “Notícias” > Marcas Monitoras   Após selecionar essa

Relatório Comparativo de Marcas

O Relatório Comparativo de Marcas foi criado com o objetivo de facilitar análises das marcas monitoradas por você, nesse relatório você poderá comparar as Redes Sócias, Notícias e Informações do Zeeng Score. O que deve ser feito para gerar novos relatórios?  Acesse a opção do menu lateral Relatórios > Comparativo de Marcas  Ao abrir o menu, você poderá criar novos relatórios, exibir e editar os que já estão salvos na

10 marcas de calçados com maior engajamento no Instagram no 2° Trimestre de 2024.

Como o propósito dos calçados é estar sempre em movimento, as movimentações entre os grandes nomes desse setor não param e o Instagram é uma plataforma essencial para o sucesso dessas marcas.  Neste comparativo, analisamos o engajamento orgânico das 10 principais marcas de calçados no 2° Trimestre de 2024 em comparação com o 1° Trimestre de 2024. Continue a leitura e descubra quais marcas conquistaram os corações e as sapateiras

Comparativo de resultados: 2° Trimestre de 2024: 10 marcas de vestuário com maior engajamento no Instagram em relação ao 1° Trimestre de 2024

O universo da moda é sempre dinâmico e consequentemente, reflete nas opções e gostos de vestuários dos usuários. Neste cenário, o Instagram desempenha um papel fundamental na visibilidade e sucesso das marcas de vestuário.  Neste comparativo, confira o engajamento das 10 principais marcas no 2° Trimestre de 2024 em comparação com o 1° Trimestre de 2024.  Vem descobrir quais marcas conquistaram o guarda roupa do público e como foram suas

Top 100 Personalidades Brasileiras mais influentes do 1° Semestre de 2024

Vem conferir o Ranking das 100 personalidades brasileiras mais influentes do 1° Semestre de 2024! 🤩 É só arrastar para o lado para conferir o ranking completo! 👉 Confira aqui o TOP 10 por engajamento médio! 👇 🥇 1º Neymar Jr – 3.5M 🥈 2º Vinicius Jr – 2.6M 🥉 3º Virginia Fonseca – 1.5M 🇷 4º Endrick – 1.3M 🇧 5º Mc Daniel – 1.1M 🇷 6º Rodrygo Goes

Comparativo de resultados: 2° Trimestre de 2024: 10 marcas de higiene, beleza e cosméticos com maior engajamento no Instagram em relação ao 1° Trimestre de 2024

O mundo das marcas de higiene, beleza e cosméticos está sempre em movimento, e o Instagram é uma plataforma crucial para o seu sucesso. Neste comparativo, analisamos o engajamento das 10 principais marcas no 2° Trimestre de 2024 em comparação com o 1° Trimestre de 2024.  Vem descobrir quais marcas conquistaram os corações e penteadeiras dos usuários e como foram suas performances de engajamento na rede social! Destaques do Trimestre:

Os 10 artistas e músicos brasileiros com maior engajamento orgânico em 2024 no Instagram

O universo da música e das artes no Brasil tem experimentado um crescimento notável, não apenas em termos de popularidade e receita, mas também no engajamento em plataformas sociais como o Instagram.  Com cada vez mais seguidores, os artistas e músicos precisam ser criativos e se destacarem em meio à concorrência.  Neste ranking, vamos conferir os resultados da análise dos meses de janeiro a junho para descobrir quais foram os

Os 10 creators com maior engajamento orgânico em publis em 2024 no Instagram

O universo dos criadores de conteúdo no Instagram tem se destacado cada vez mais, especialmente quando o assunto é engajamento orgânico em publis.  Em 2024, esses criadores de conteúdo não apenas conquistaram um grande número de seguidores, mas também conseguiram engajar seu público de maneira impressionante. Neste artigo, vamos conferir os resultados da análise de janeiro a junho para descobrir quais foram os 10 creators com o maior engajamento orgânico

10 lojas de casa e decoração com maior engajamento no Instagram em 2024

O segmento de casa e decoração tem visto um crescimento significativo, não apenas em termos de vendas, mas também no engajamento em plataformas sociais como o Instagram.  Afinal, a pandemia mudou o cenário e como resultado, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, o que naturalmente aumentou o interesse em tornar seus lares confortáveis e esteticamente agradáveis. Com essa nova realidade, as lojas de casa e decoração aproveitaram

10 casas de apostas com maior engajamento no Instagram em 2024

O universo das apostas esportivas tem experimentado um crescimento notável, não apenas em termos de usuários e receita, mas também no engajamento em plataformas sociais como o Instagram. Com cada vez mais jogadores, as plataformas precisam ser criativas e se destacarem em meio a concorrência.  Neste comparativo, vamos conferir os resultados da análise dos meses de janeiro a maio para descobrir quais foram as 10 casas de apostas com o